Mens Project
Já começou a campanha que liga a atividade física/desporto e a saúde mental. Espalhe a mensagem! Seja ativo! [Veja o vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=b9SrfKsykXw)
Ler mais
Press Release - European Awareness Campaign
Consulte o comunicado de imprensa no documento abaixo
Ler mais
NEFELE
A ANARP é membro fundador da NEFELE - Networking European Festivals For Mental Life Enhancement. Esta rede no âmbito das Artes e da Saúde Mental (que envolve instituições da Bélgica, Grécia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Lituânia, Portugal, Espanha e Reino Unido) tem como missão incentivar e facilitar o estabelecimento de festivais de artes e outras atividades artísticas na saúde mental para potenciar a recuperação, inclusão e combater o estigma, fornecendo qualquer apoio potencial (financeiro, operacional e comunicacional) aos membros através de lobby e candidaturas conjuntas a financiamento europeu. Para mais informações, aceda [aqui](http://www.nefeleproject.eu/).
Ler mais
INR
Mais uma vez, a ANARP conseguiu co-financiamento para três projetos a desenvolver neste segundo semestre do ano: Change(d) by Arts; Agora Nós - Clube Famílias; e Colónia de Férias Nova Aurora.  Em breve divulgaremos mais informações.
Ler mais
Espetáculo do Grupo Contratempo
A ANARP e a TUNA TS têm o prazer de vos convidar a assistir ao próximo espetáculo do Grupo Contratempo sob direção artística da ESMAE. **Data:** 14 de Junho de 2017 **Hora:** 19h30 **Local:** Teatro Helena Sá e Costa **Contamos com a vossa presença! **
Ler mais
Fintar o Estigma - 4ª edição
O projeto **“Fintar o Estigma**” é uma iniciativa promovida pela Associação Nova Aurora na Reabilitação e Reintegração Psicossocial – ANARP em parceria com o Centro Desportivo do Politécnico do Porto e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que culmina no desenvolvimento de um torneio de futsal inclusivo que reúne atletas representantes de várias instituições da reabilitação psicossocial de todo o país e entidades do ensino superior da cidade do Porto com o objetivo de combater o estigma na doença mental e fomentar o debate sobre a temática da saúde mental. Este ano irá realizar-se a **4ª edição** no Centro Desportivo do Politécnico do Porto, dia **27 de Maio, das 10h às 18h**, envolvendo um total de 7 instituições de saúde mental (uma delas convidada espanhola – Fundação INTRAS) e 3 escolas do ensino superior (Escola Superior de Saúde-PP, Escola Superior de Educação-PP, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)."
Ler mais
Espetáculo Aurora
O espetáculo "Aurora" irá realizar-se nos dias 11 e 12 de abril, pelas 19h30, na Casa da Música (Sala 2). Os bilhetes deverão ser adquiridos na bilheteira da Casa da Música (7,5€ ou 5€ para < 18 anos). Contamos com a sua presença.
Ler mais
Rute Bastos no Agora Nós na RTP
No dia 17 de Janeiro, Rute Bastos deu uma entrevista no programa Agora Nós da RTP sobre como é viver com esquizofrenia. Veja esta reportagem [aqui](http://www.rtp.pt/play/p3027/e269087/agora-nos/552056), a partir do minuto 38.
Ler mais
Atuação Grupo Contratempo no Encontro Envelhecimento Ativo
O Grupo Contratempo foi convidado para atuar na cerimónia de encerramento do I Encontro sobre o Envelhecimento Ativo, no dia 28 de Novembro, no Salão Nobre na C. M. Matosinhos. Divulgamos para quem tenha interesse nesta temática.
Ler mais
Torneio de Futsal Inclusivo pela Saúde Mental
Falta muito pouco... Marque já na sua agenda o dia 4 de Junho. Para além do torneio de futsal iremos ter atividades para todos os participantes experimentar (por exemplo, escalada). A boa disposição é garantida!
Ler mais
"Fintar o Estigma" no Boletim da Fnerdm
Já saiu o Boletim da Fnerdm, na qual surge uma notícia sobre o projeto "Fintar o Estigma". Esta edição contempla uma retrospetiva das atividades dinamizadas pela FNERDM no decurso do ano de 2016 e apresenta algumas das atividades desenvolvidas por várias entidades nacionais de reabilitação. Veja mais [aqui](www.fnerdm.pt).
Ler mais
ANARP desenvolve aplicação móvel para autogestão da doença nas perturbações psicóticas
Em breve, o Centro de Reabilitação Nova Aurora irá disponibilizar aos seus utentes uma aplicação móvel para autogestão da doença nas perturbações psicóticas. Saiba mais sobre o projeto iCOPE! [aqui]( http://www.viva-porto.pt/Em-Destaque/associacao-portuense-vai-lancar-uma-aplicacao-que-visa-ajudar-pessoas-com-esquizofrenia.HTML).
Ler mais
ANARP é parceira do projeto M.E.N.S. Events (Erasmus +)
Temos o gosto de anunciar mais um projeto que teve financiamento aprovado na qual a ANARP é parceira - M.E.N.S. Events (Erasmus +)! Uma iniciativa que visa desenvolver procedimentos institucionais fortes para a contribuição específica do desporto para a prevenção e reabilitação de pessoas com incapacidade a nível europeu. Saiba mais sobre este projeto [aqui](http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details-page/?nodeRef=workspace%3A%2F%2FSpacesStore%2Fe1615e18-eda9-46bc-9108-01f82f6f5b7e).
Ler mais
Contratempo
Em Contratempo falamos de Retrato e Autorretrato que valoriza a autoestima de quem participa, incluindo-se participantes da ANARP e da Tuna Tecnologia da Saúde do Porto. Este projeto aborda uma nova linguagem imagética que dialoga com outras áreas afins, como a música, contribuindo para novas maneiras de pensar e olhar o outro. Neste tipo de representação o que é refletido é uma fenda nos preconceitos, em que se valoriza a essência de cada um, através de um olhar, de um gesto, de um sorriso, tendo como resultado o bem-estar e a autoconfiança. Co-financiado pelo programa PARTIS, da FCGulbenkian.
Ler mais
"É possível ter uma vida normal" diz Rute Bastos
Rute Bastos, utente do Centro de Reabilitação Nova Aurora, deu o seu testemunho: "É possível ter uma vida normal". Veja a notícia no [Público](http://p3.publico.pt/actualidade/ciencia/22536/rute-tem-esquizofrenia-e-agora-ajuda-outros-como-ela).
Ler mais
Contratempo n'A Praça
Para quem ainda não teve a oportunidade de ver, fiquem com o [link](http://www.rtp.pt/play/p2778/e262339/a-praca) da participação do Contratempo no programa "A Praça", da RTP1.
Ler mais
Instalação "Contemplar, Refletir, Questionar" surge de parceria entre ANARP e IPP
A ANARP, o Politécnico do Porto e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto uniram-se num esforço coletivo de inclusão e apelo à consciencialização sobre a doença mental. Veja a instalação "Contemplar, Refletir, Questionar" que se encontra na entrada dos Serviços do Politécnico do Porto. Saiba mais sobre esta iniciativa [aqui]( https://www.ipp.pt/noticias/contemplar-refletir-questionar).
Ler mais
Presença no II Encontro de Psiquiatria e Saúde da Casa Ozanam
A ANARP irá marcar presença no II ENCONTRO DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL DA CASA OZANAM.  Veja o programa e inscreva-se!
Ler mais
Projeto Contratempo no Jornal Expresso
Convidamos todos a ler a reportagem, desta vez do Jornal Expresso, que dá a conhecer o nosso projeto Contratempo assim como o trabalho desenvolvido pela ANARP! Mais um momento para promover o combate ao estigma na doença mental! Obrigada Expresso! Leia a reportagem completa [aqui](http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-12-09-Musica-em-Contratempo-e-em-harmonia-contra-o-estigma).
Ler mais