Apoio Domiciliário

Este serviço tem como missão promover a prestação de cuidados de proximidade às pessoas com experiência de doença mental, residentes na área geográfica do Porto, que têm dificuldades de acesso aos cuidados de saúde mental ou que apresentam dificuldades de adesão ao programa de reabilitação. Disponibiliza, de forma personalizada, o apoio  para que as pessoas continuem a residir nas suas habitações e a mobilizar os recursos existentes nas suas comunidades locais.

Com o apoio domiciliário, as pessoas podem receber os cuidados que necessitam na sua residência e prosseguir a sua recuperação na comunidade em que estão inseridas, evitando novas hospitalizações. A nossa equipa auxilia na supervisão e gestão da medicação, na construção de rotinas e hábitos de cuidados pessoais e na realização das atividades da vida diária e outros recursos comunitários.

Também é possível apoiar os seus cuidadores no processo de participação comunitária e sinalizar situações de descompensação para os Serviços Locais de Saúde Mental.